Chegamos na segunda parte da série de posts sobre armário cápsula: definindo seu estilo. Esse passo pode parecer um dos mais difíceis, mas seguindo algumas técnicas simples fica mais fácil e prático concluir essa parte! Aqui veremos quanto tempo passamos fazendo cada atividade do nosso dia a dia, vamos fazer associação de palavras e definição da cartela de cores.

Passo 1: Lifestyle

O primeiro passo é colocar no papel seu estilo de vida. Com um gráfico circular preencha suas atividades chave e quanto tempo você passa praticando cada uma delas. Algumas perguntas podem te ajudar a preenchê-lo:

  • Quanto tempo eu passo trabalhando? E em casa?
  • Quanto tempo eu passo com os meus amigos? Quais lugares frequentamos?
  • Quanto tempo eu passo fazendo atividade física?
  • Quanto tempo para eventos especiais?

Essa parte vai definir muita coisa para a montagem do armário cápsula, quando conseguimos visualizar realmente quanto tempo e quais atividades fazem parte do nosso estilo de vida, já conseguimos saber as quantidades necessárias de cada tipo de peça.

Passo 2: Associação de palavras

Escreva palavras que você associe com estilo, todas que vierem em sua mente. Risque as que não combinam com sua personalidade e circule as que você gosta. Continue fazendo isso até chegar em 5 palavras. 

Aqui vão algumas palavras que você pode usar: básico, clássico, contemporâneo, colorido, girly, elegante, esportivo, chique, urbano, beachy, rocker, sexy, monocromático, alegre, profissional.

Passo 3: Cartela de cores

Vamos dividir nossa cartela de cores em 3 categorias: principal, complementar e realce. Geralmente as cores principais são as mais neutras e mais fáceis de usar portanto serão a maioria das peças do armário cápsula. As complementares possuem um pouco mais de cor e se misturam bem com as principais, a quantidade de peças dessas cores é média. Os realces são cores fortes ou metalizadas que serão a minoria no armário.

O conteúdo desse post foi inspirado nesse planner do armário cápsula.