Esses materiais estão dominando a moda nos últimos anos. Com muita inspiração nos anos 1970, o chamois, suede e camurça estão tomando espaço nas araras de diversas marcas. Você sabe o que é cada um deles e como diferenciá-los?

SUEDE

Esse tecido muitas vezes é confundido com couro. Trata-se de um tecido feito de poliéster com uma textura que imita a camurça e um toque macio. Normalmente é utilizado em peças de decoração como sofás, poltronas, almofadas e cortinas.

Normalmente as marcas de fast fashion acabam usando esse tecido por ser bem mais barato. Para reconhecer uma peça de suede primeiro preste atenção no preço da peça, uma roupa de chamois sempre vai ter um valor elevado pois a qualidade do material é muito superior. Outro fator para ficar de olho é o acabamento do próprio tecido, o suede não possui acabamento no avesso.

COURO CHAMOIS

O couro chamois pode ser de cabra ou de ovelha, o de cabra é o mais macio e fino. É um material altamente durável e deixa a peça com um caimento impecável. Além disso, é um material de baixa manutenção já que couro não se lava, após o uso é preciso apenas deixar a peça arejar por algumas horas.

Para reconhecer uma peça de chamois é preciso observar alguns fatores:

Preço - Uma peça de chamois sempre terá um preço elevado.

Recortes - A pele da cabra é pequena então seria impossível confeccionar uma peça ampla sem vários recortes.

Acabamento - O chamois tem um acabamento dos dois lados e muitas vezes até possui uma marcação do couro.

Nuances - O couro é uma pele, não é algo industrializado, portanto existe diferença de cor de pele pra pele. Isso é um dos charmes de uma peça de chamois.

Peles de couro chamois separadas por nuance no nosso ateliê.

Nossa novidade: calça de chamois, apenas disponível na loja física (Av. Cidade Jardim, 662)
ou por whatsapp (11) 97548-0291

CAMURÇA

A camurça legítima é um couro mais grosso e resistente, normalmente utilizado em bolsas, sapatos e também em encadernações. Esse material tem uma textura menos “felpuda” do que o chamois e é mais duro e encorpado.

Conclusão: o couro legítimo sempre vai ser um ótimo investimento se você procura uma peça atemporal e de alta qualidade!

 

Vamos tentar diferenciar couro de suede apenas com foto? É fácil, só precisamos observar os recortes e as nuances.
Reparem que o suede não possui textura e as calças são inteiras, sem nenhum recorte.
Já as calças de chamois possuem nuances e texturas próprias do couro e recortes no meio das pernas.