O couro é um material resistente, durável, além de nunca sair de moda. Há diversas variedades de couro, dependendo do animal de origem, da espessura da pele, do tratamento e do acabamento dado a ela.

Na Honey Pie, usamos o couro vindo do mestiço, uma espécie de carneiro que possui pelos em vez de lã. É originário do Oriente Médio, porém, se adaptou bem ao calor do Nordeste brasileiro e fornece uma pele leve, de fibras mais espaçadas, resultando em um couro maleável, fino e macio como um tecido, porém muito resistente e versátil. É o melhor couro disponível para utilização em vestuário.

Quando a pele do mestiço é prensada e resinada, ela ganha o aspecto liso. Quando é apenas lixada, ganha o toque aveludado e extremamente macio do chamois.

Para conservar uma peça feita de couro chamois, sem que perca a cor e a maciez, é necessário que se tome alguns cuidados básicos, porém essenciais:

- Peças de couro (seja liso ou chamois) devem ser lavadas apenas por lavanderias especializadas em couro e somente quando for mesmo necessário. O ideal é usar e depois deixar arejando por algumas horas, na sombra, antes de guardar, evitando a lavagem sempre que possível.

- Guardar em ambiente seco e ao abrigo da luz em capas de TNT, nunca de plástico. Apesar de a pele receber um tratamento antimofo, o plástico pode criar um ambiente propício para a formação de colônias de fungos e danificar para sempre a peça.

- Caso a peça fique sem uso por muito tempo, o ideal é colocá-la para arejar, à sombra, de tempos em tempos.

- Nunca molhe uma peça de chamois. A água prejudica o efeito aveludado, fechando as fibras, além de endurecer a pele e deixá-la com aparência ressecada.

- Nunca passe ferro quente diretamente sobre a peça de chamois. Se for realmente necessário passar, use ferro morno com um tecido para evitar o contato direto.

Com esses cuidados, sua peça de chamois continuará bonita como nova por muito mais tempo.